Negócio Inovador

Descubra o verdadeiro sentido deste conceito e como ele é vital para o futuro de sua empresa.

Essa pergunta pode ser feita diariamente por qualquer pessoa e muitas vezes a resposta é sim, outras tantas não. Mas o que sempre fica é o questionamento: o que é inovação e como meu negócio pode ser inovador? Um dilema que precisa ser esclarecido é que inovação não é sinônimo de invenção. Inovar é fazer algo diferente, muitas vezes, com elementos corriqueiros.

Quem “inventou” o celular com câmera fotográfica? O telefone, e seu parente mais novo o celular, já haviam sido criados, assim como as câmeras fotográficas, mas ao juntar esses conceitos, ocorreu o processo de inovação.

Geoff Nicholson, um dos líderes que mais incentivaram a inovação na 3M, coloca que “inovação é quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é viável do ponto de vista econômico e sustentável e oferece retorno financeiro às empresas. Ou seja, toda inovação precisa gerar resultados.”

O que diversas vezes queremos fazer é “reinventar a roda”, isso gera um esforço desnecessário, interfere no foco e cria resistência para a inovação, visto o cansaço excessivo em, somente imaginar partir do zero para gerar uma solução.

Atualmente, as empresas estão apostando forte em novas formas de serem inovadoras e, ao mesmo tempo competitivas. Atuar como agente de mudanças é algo que promove a cultura da inovação e quando nos colocamos frente a esse modelo mental tendemos a aceitar como algo distante, mas não é!

Criar algo do zero se torna oneroso e cansativo. Observar oportunidades que o mercado e, principalmente, seus consumidores fornecem, são o caminho mais lógico para desenvolver uma solução adequada ao seu negócio, promovendo a empatia com seu público e criando uma maior fidelidade com sua marca (produto ou serviço).

Tornar-se inovador é uma mudança de comportamento que demanda tempo e esforço para deixarmos os velhos hábitos de lado e aceitar a colaboração do outro. É se abrir para possibilidades não tão lineares e óbvias, aceitando que as soluções podem surgir de conversar informais, ou mesmo, de uma brincadeira com seus filhos.

Esquecemos que tudo nos dá inspiração e fazemos nossas tarefas no modo automático, na maioria das vezes. Inovação é buscar o novo. O filósofo Platão já dizia que “a necessidade é a mãe da inovação”.

O Fórum Econômico Mundial publicou, em seu relatório Capital Humano 2017, uma lista com habilidades necessárias para o desenvolvimento econômico e criatividade e pensamento criativo para resolução de problemas complexos estão entre os primeiros.

Mesmo parecendo óbvio, criatividade e inovação devem ter um papel de destaque em seu negócio. Deve ser tornar um hábito comum, não uma exceção para reuniões pontuais ou conversas aleatórias.

Inovar em seu negócio é vital e tornar sua comunicação – interna (endomarketing) e externa (publicidade e marketing institucional) – o mais criativa possível e, usar os conceitos de inovação e criatividade para obter o melhor a fim de atender as necessidades dos clientes é o que promoverá uma melhor aceitação de sua marca e, possivelmente, maior participação no mercado, inclusive competindo com grandes players de seu segmento.

Criar uma cultura de inovação em sua empresa requer suor, sacrifício e principalmente, mudar os conceitos dos colaboradores em todos os níveis da organização.

É vestir a camisa da empatia e buscar informações entre todos para promover um bem maior, o sucesso da empresa, e assim, desenvolver um mundo mais humano e ao mesmo tempo melhores oportunidades de negócios.

Não consegue ver essa relação? Então você precisa começar a buscar os conceitos de inovação para seu modelo de negócio, entregando muito mais que um bom produto aos seus consumidores, que mudam constantemente suas necessidades.

 

Publicado originalmente na Revista Classe A. Ano 6. Ed. 17. Abril de 2018, p. 41. Osvaldo Cruz e Região. ISSN: 2447-5793

———-

Disponível em: http://reports.weforum.org/global-human-capital-report-2017/index-construction/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *