Design como diferencial competitivo

A imagem que um negócio apresenta é algo único e que precisa de muito cuidado. Estratégias de comunicação funcionam para alavancar engajamento ou mesmo criar uma marca forte e confiável. Vale lembrar que a comunicação se utiliza das ferramentas visuais, entre elas o design para fortalecer a empatia com seu público-alvo.

O que é design?

Por definição, design é projeto. Tudo o que vemos e usamos possui um projeto de design. Isso faz com que possamos utilizar e ser mais úteis de maneira que as pessoas possam viver em um mundo mais agradável e, por muitas vezes belo. Construir elementos que façam sentido ajudam a criar fidelidade para seu público e identidade para seu produto.

Mas o mais importante é que o design pode ser inserido como um elemento de diferencial competitivo na comunicação de sua empresa ou seu negócio criando marcas capazes de serem lembradas, por exemplo a Coca Cola, muito lembrada pelo ícone de sua garrafa ou a Nike com seu logo.

Atualmente as empresas procuram ações inovadoras de marketing para atingir um maior número de pessoas, como objetivo maior de vender. Assim como hoje existe um sem número de produtos iguais, em sua maioria, uma comunicação diferenciada pode tornar seu faturamento um pouco mais volumoso. Pensando nisso o design vem como ferramenta para criar um apelo próprio, direcionando para um público específico.

Grandes empresas investem muito em estratégias que focam um público específico, e assim, tentam atingir de maneira certeira seus consumidores. Um exemplo disto é a Coca-Cola com seu mega evento “Coca-Cola Vibezone”, onde reuniu cerca de 40 mil pessoas em sua edição em 2005.

Além de estratégias interessantes, um visual atraente pode criar uma simpatia do público para como evento, a TIM em seu ”Tim Festival”, inovou com um design experimental, chamado de “design efêmero” onde mistura com imagens de pessoas se divertindo, formas abstratas em uma harmonia surpreendente.

Desta forma, empresas estão buscando em eventos uma forma de conseguir fidelizar e, até mesmo conquistar seus consumidores fazendo-os sentir, experimentar, vivenciar o produto/serviço de maneira que fique absorvido para seu dia-a-dia.

A comunicação empresarial, hoje não pode apenas pensar de maneira mercadológica, visando o lucro, mas sim, de maneira promocional a fim de criar soluções para que a imagem da empresa seja fortalecida, juntamente com sua marca.

É papel fundamental para os designers (sejam eles gráficos, de interiores, de embalagens), qualquer que seja sua especialização, criar conceitos diferenciados para as empresas em que prestam serviços visando sempre à boa comunicação para com seus consumidores e tornando a imagem de fácil assimilação, tornando-se referencia para seu mercado. Inovações sempre serão bem vindas, em se tratando de uma comunicação dirigida, com foco no cliente e um visual atraente. Comunicação empresarial atualmente não pode ser tratada apenas como uma ferramenta, mas sim, como uma estratégia. E tem no profissional de design uma opção de resultados rápidos e de forma a cativar, a cada dia, seus clientes, seu público e fortificar sua marca, consolidando seu espaço no mercado

Tem alguma dúvida ou comentário?
Deixe uma mensagem. Se preferir, entre em contato